quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O Passarinho da Mamãe tá Aprendendo a Voar!


Oi gente, pois é, chegou o dia do meu filho mais velho começar a bater suas asas e tentar voos mais altos.

Esse post é bem especial pra mim. Nele eu escrevo para a futura professora do meu pequeno. Abro meu coração e entrego umas das joias mais preciosas que tenho!

Se é difícil se separar de seu filho pela primeira vez, asseguro que é mais difícil ainda se separar dele estando em outro país, com outra língua, cultura. As dificuldades são as mesmas, mas não são poucas. Tem dificuldade da língua, que no seu país de origem isso não teria. Tem a dificuldade da cultura e por aí vai.

Na verdade a dificuldade vem mais de mim do que dele, rsrs. Nosso Jonas sempre foi independente e sempre sabe o que quer. Sei que não terá muita dificuldade a não ser da comunicação, mas isso faz parte da transformação. 

Sei que muitas mães se sentem mal em deixar seus filhos tão pequenos e indefesos longe delas, mas sabemos que isso é necessário e que uma hora ou outra isso chega e devemos está preparadas.

Espero que gostem! ;)
Xero e até o próximo post.

CARTA A FUTURA PROFESSORA DO

MEU PEQUENO JONAS

Polônia, 08 de Agosto de 2016.

Querida Professora,

Venho, por meio desta, tentar descrever um pouquinho meu pequeno Jonas, que estará dentro de alguns dias em suas mãos e seus cuidados.

Meu filho começa a voar e descobrir, experimentar gostos, cores, línguas diferentes das que ele tem em seu lar e convívio familiar.

Posso dizer que estou feliz por ele, mas meio triste por mim. Eu, que desde o seu nascimento, não desgrudei dele, a não ser no nascimento de seu irmãozinho Joaquim. Meu coração está apertado, não vou negar, mas como educadora também tenho que deixar meu pequeno seguir seu rumo e voar cada vez mais alto, seja pra muito longe ou pra perto de quem o gerou e o sentiu durante 9 meses em seu ventre.


Essa rápida separação diária vai ser mais difícil pra mim do que pra ele. Não é a rotina dele que vai mudar, é a minha. Não o terei o dia todo e toda hora. Se eu tiver vontade de beijá-lo, abraçá-lo, terei que esperar o final da tarde para realizar tão simples gesto de carinho, que daqui a alguns dias serão raros e mais difíceis, pois ele estará aprendendo e descobrindo que lá fora o mundo é gigante e cheio de gostos diferentes.

Meu pequeno é um ser humano independente, sempre foi. Ele é observador. Assim como toda criança de 3 anos suas reinvindicações terão que prevalecer e sempre espera que suas vontades sejam ouvidas, mas, terá que aprender o quão o mundo é imperfeito. Não se pode ter tudo e na hora que bem entendemos. Mas ele é uma criança linda e vai saber muito bem entender muita coisa caso isso seja explicado e que ele possa ter uma segunda opção.

Meu pequeno Jonas é carinhoso, gosta de olhar bem em nossos olhos, gosta de sentir o carinho, o afago, gosta de entender tudo a sua volta, ele é como o camaleão que  tenta se adaptar conforme o ambiente.

Querida professora, peço que trate meu filho como se ele fosse algo precioso e raro. E claro que é, pois eu só tenho ele com esse charme e perfeição que Deus me deu.

O voo que meu pequeno dará vai ser importantíssimo. Ele vai decolar para a vida e começar a descobrir do que ele é capaz e perceber o quanto o mundo é imenso, e esse primeiro passo é só um tantinho, comparando com o tanto que ainda tem que voar.

Assim como qualquer mãe, estou bem ansiosa em colocá-lo frente a frente com o novo mundo que daqui a alguns dias fará parte de sua vida, de sua rotina. Tudo se transformará ao seu tempo, eu sei, mas ele está em um mundo ‘REALMENTE’ novo e diferente. Sua cultura baterá de frente com muita coisa, o idioma que está aprendendo com papai e mamãe não será mais o único e a nova língua será  mais um diferencial que o mundo pode oferecer a ele.


Querida professora, pra terminar, peço mais uma vez que guie meu filho e o ajude a entender a mudança que está por vir. Ensine sua cabecinha a entender que isso é o natural na vida e que mais lá na frente lembrará de todas as mudanças e agradecerá ter tido essa oportunidade de conviver com pessoas diferentes dele e com outras culturas.

Grande Abraço!
Mãe do Jonas,
Angela Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário