quinta-feira, 17 de março de 2016


BILINGUISMO

Bom, hoje resolvi postar um artigo sobre o bilinguismo e espero que vocês gostem. Fazendo uma pequena introdução, acho muito importante sabermos mais de uma língua. Quando morei na França, foi super fácil minha adaptação por razões da língua. Agora, moro na Polônia e vejo como é ruim morar em um pais e não falar e nem entender a língua local. Tenho 2 filho e um deles prestes a entrar na escolinha. Decidimos eu e meu esposo, em coloca-lo em uma escola de língua estrangeira, assim, quando nos mudarmos para outro pais ou até mesmo voltar ao Brasil, ele vai voltar com uma bagagem grande e pode dar continuação ao seu aprendizado. Quanto a língua local, essa ele vai aprender no dia a dia com coleguinhas.
Espero que gostem do artigo!!!
A versão original desse artigo é em inglês.

Ser bilíngue tem algumas vantagens óbvias. Aprender mais de um idioma permite novas conversas e novas experiências. Mas nos últimos anos, pesquisadores de psicologia têm demonstrado algumas vantagens menos óbvias de bilinguismoPor exemplo, as crianças bilíngues podem desfrutar de certos benefícios cognitivos, tais como melhoria da função executiva - que é crítico para a resolução de problemas e outras atividades mentais exigentes.
Agora, dois novos estudos demonstram que a exposição multilíngue melhora não só as competências cognitivas das crianças, mas também suas habilidades sociais.
Um estudo mostra que a criança multilíngue pode ser melhor em comunicação do que crianças monolíngues .
Se você pensar bem, isso faz sentido intuitivo. Interpretar enunciado de alguém, muitas vezes requer a assistência não apenas ao seu conteúdo, mas também ao contexto circundante. O que ela pretende transmitir? As crianças em ambientes multilíngues têm experiências sociais que fornecem prática rotineira em considerar as perspectivas dos outros.
Curiosamente, nós também descobrimos que as crianças que estavam efetivamente monolíngues e ainda regularmente expostos a uma outra língua - por exemplo, aqueles que tinham avós que falavam outra língua - eram tão talentoso como as crianças bilínguesParece que ser criado em um ambiente no qual vários idiomas são falados, por si só, é o fator determinante.
Em um estudo de acompanhamento, a ser publicado na revista Developmental Ciência, meus colegas e eu examinaram os efeitos da exposição multilíngue sobre as crianças ainda mais jovens: bebês de 14 a 16 meses de idade, que dificilmente falam tudo. Neste estudo, liderado por Zoe Liberman e em colaboração com o Professor Keysar e da psicóloga Amanda Woodward, os bebês foram mostradas duas versões do mesmo objeto, como uma banana, um dos quais era visível tanto para a criança e um adulto, o outro visível para o bebê ainda escondido da vista do adulto. Quando o adulto pediu o bebê para "a banana," o bebê pode entregar-lhe qualquer objeto - ambos foram bananas, depois de tudo - ainda se o bebê entendido o contexto social, ele iria chegar com mais freqüência para a banana que o adulto podia ver.
Nós descobrimos que os bebês em ambientes monolíngues atingiu a mesma frequência para as duas bananas. Bebês em ambientes multilíngues, incluindo aqueles que foram expostos a uma segunda língua, já compreendeu a importância da adição de uma outra perspectiva para a comunicação: Eles chegaram com mais freqüência até a banana que o adulto podia ver.
Exposição multilíngues, ao que parece, facilita as habilidades básicas de compreensão interpessoal. Mas a vantagem social que identificamos parece emergir de apenas ter sido criado em um ambiente no qual vários idiomas são experientes, não de ser bilíngue por ser. Esta é potencialmente uma boa notícia para os pais que não são bilíngues, ainda, que querem que seus filhos desfrutem de alguns  benefícios do multilinguismo. Saiba mais: http: //www.nytimes.com/2016/03/13/opinion/sunday/the-superior-social-skills-of-bilinguals.html?smid=fb-share&_r=0 

Nenhum comentário:

Postar um comentário