sexta-feira, 25 de março de 2016

Aqui da Polônia...

No Brasil a tradição no período da páscoa é presentear parentes, filhos e amigos com ovos de Páscoa de chocolate. Brincar com o coelhinho e as crianças e falar do verdadeiro significado cristão daquela semana.

Os poloneses, por serem um povo que segue com muito respeito as tradições cristãs e as têm mantido ao longo de gerações e gerações, na quaresma eles permanecem em um longo jejum de 6 semanas. Neste período dedicam-se a abstinência do álcool, das carnes, doces e de alguns prazeres a mais! Isto porque é um momento de reflexão espiritual, importante para a preparação da chegada do domingo de Páscoa.

Aqui também tem Domingo de Ramos. Dando inicio a semana santa, comemorando a entrada de Jesus em Jerusalém.

Na sexta-feira, que fecha a semana santa, os católicos costumam dar inicio a vários eventos nas igrejas, e o mais curioso; pintar e decorar ovos de galinha cozidos, ou até mesmo ovos em madeira esculpida (foto abaixo). A família se reúne para a decoração dos ovos conhecidos como Pisanki. Na tradição polaca, esta decoração deverá ser feita, primeiro com o tingimento dos ovos a base de beterraba ou cebola e com formas de flores, geométricas e animalescas. Bem diferente do nosso Brasil, que compramos ovos de chocolates caríssimos para familiares. Aqui na Polônia parece bem divertido toda essa preparação. 

Era aqui onde eu queria chegar, na segunda-feira! Rsrsrs O dia que é feriado aqui é na segunda. E as pessoas costumam sair às ruas, molhando todos que encontram para atrair boa sorte, conhecido como śmigus-dyngus ou “Wet Monday” (Segunda-feira molhada). Vale baldes de água, copos, esborrifadores entre outros. Tudo que possa ser fonte de água é atirada contra o outro porque diz a tradição que deve-se molhar o máximo possível o maior número de pessoas. Antigamente eram jogadas em meninas, mas hoje os meninos também participam, ah, e podia ser perfume também. Diz a lenda que a garota que se molhar com a água ou perfume ela vai casar dentro de 1 ano. Essa tradição refrescante tem suas origens no batismo do príncipe polonês Mieszko na feira de Páscoa, no ano 966. Além disso, os patriarcas das famílias não podem participar da preparação da comida do festival, para evitar que seus bigodes fiquem grisalhos. Boa desculpa pra não ajudarem na festança, rsrsrs. A tradição também rola na Hungria.

Bom, eu não gostaria (Talvez por não ser polaca) de sair na rua e dar de cara com um balde de água gelada na minha cabeça, rsrsr. Por isso, na segunda não me chamem para nada, ficarei em casa vendo um bom filme e no quentinho da minha cama com meus filhos e maridão!


Boa Páscoa a todos! 

PS: Alguns dados e fotos eu peguei da internet! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário